coluna jaqueline silveira

Microchips começam a ser testados em cavalos resgatados das ruas

18.308

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Ariéli Ziegler (Diário)

O uso de microchips em cavalos em Santa Maria começa a virar realidade. Na manhã de sexta-feira, 10 equinos resgatados das ruas e que estão sob os cuidados do Departamento de Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal de Santa Maria (USFM) receberam equipamentos. Coordenado pela Central de Bem-Estar Animal, o procedimento foi feito no Hospital Veterinário.  

Estado começa a pagar parcelas para quem recebe acima de R$ 2,5 mil

Os cavalos, segundo a prefeitura, serão acompanhados durante 40 dias para verificar a adaptação ao microchip. Os dados desses animais passam a integrar um banco de dados por meio de um aplicativo, desenvolvido pelo Colégio Politécnico da UFSM e que armazenará informações como idade, local de origem, tipo de pelagem e marca.

"Passamos essas informações para o banco de dados e, no momento da leitura do microchip pelo equipamento, os dados são acessados, e podemos ter todo o histórico do animal", explicou Alexandre Caetano, responsável pela Central de bem-Estar Animal. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), a secretária do Meio Ambiente, Sandra Rebelato, e representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) acompanharam o procedimento.

Em sessão especial, vereadores questionam retirada de recursos de fundos municipais

Depois dos testes, serão agendados locais para os donos levarem os animais para serem microchipados. A prioridade, informa o Executivo, serão os cavalos porque são em maior número e podem causar acidentes quando soltos.

A lei que prevê a microchipagem dos animais começa a sair do papel depois de oito anos de sua aprovação, em 2011. De autoria do vereador Manoel Badke (Democratas), Maneco, a iniciativa tende a inibir o abandono e maus-tratos aos animais, uma vez que os donos serão identificados.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inova RS é lançado no Tecnoparque de Santa Maria

Próximo

Estado começa a pagar parcelas para quem recebe acima de R$ 2,5 mil

Política